O ENSINO DE/EM PORTUGUÊS NOS INSTITUTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE: A IDENTIFICAÇÃO DA LEI DE COERÊNCIA ENUNCIATIVA E O CAMPO DA NÃO CONTRADIÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de/em Português. Lei de coerência enunciativa. Contradição discursiva. Campo da não contradição.

Resumo

Com este artigo pretendemos identificar a lei da coerência enunciativa, bem como definir o campo da não contradição em torno dos enunciados sobre o ensino de/em Português, dos formandos e formadores dos Institutos de Formação de Professores (IFPs) da província da Zambézia - Moçambique. Nesse campo, ao nível da formação das estratégias, Foucault (2008) destaca haver, na contradição, pontos de incompatibilidade, de equivalência e de ligação de uma sistematização (lei da coerência enunciativa e campo da não contradição de tais enunciados). Para concluir, assumimos que os modelos postos em referência sobre o ensino do/em Português (manifestação da lei da coerência enunciativa e do campo da não contradição) advém do uso na prática da e na diversidade das teorias, em função da heterogeneidade linguística dos inquiridos (contradição enunciativa), no âmbito da tal ligação da sistematização.

Biografia do Autor

David António, Universidade Licungo

David António nasceu em Chimoio, Província de Manica. É Professor Auxiliar da UniLicungo – Moçambique, Doutor em Letras pela UEM – Brasil (2018), Mestre em Educação/Ensino de Português pela UP (2012) e Licenciado em Linguística pela UEM – Moçambique (2004). Tem artigos publicados em capítulos de livros, em anais de eventos e em revistas especializadas, bem como organizou e apresentou vários trabalhos em simpósios nacionais e internacionais. Em adição ao ensino e à pesquisa desenvolveu actividades de gestão e administração universitária.

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Publicado

21-11-2019

Como Citar

António, D. (2019). O ENSINO DE/EM PORTUGUÊS NOS INSTITUTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE: A IDENTIFICAÇÃO DA LEI DE COERÊNCIA ENUNCIATIVA E O CAMPO DA NÃO CONTRADIÇÃO. Revista Interfaces, 10(3), 233–242. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6260

Edição

Seção

Artigos