SEXUALIDADE INFANTIL NA REVISTA NOVA ESCOLA: O “FURO” NO DISPOSITIVO

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Dispositivo. Sexualidade infantil. Gênero. Revista Nova Escola.

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre o funcionamento do dispositivo da Educação Sexual, a partir da pedagogização da sexualidade infantil na Revista Nova Escola. Como recorte analítico, nosso corpus se constitui de duas capas da citada revista.  Este artigo ancora-se teórica e metodologicamente na perspectiva da Análise Discursiva Foucaultiana, que se pauta pelo método arqueogenealógico. Constatamos que ao abordar a questão de gênero, a Revista Nova Escola instaura um “furo” no dispositivo da Educação Sexual, produzindo variações de direção, isto é, faz configurar as linhas de atualização, por meio das quais se operam as transformações de um dispositivo.Este artigo objetiva discutir sobre o funcionamento do dispositivo da Educação Sexual, a partir da pedagogização da sexualidade infantil na Revista Nova Escola. Como recorte analítico, nosso corpus se constitui de duas capas da citada revista.  Este artigo ancora-se teórica e metodologicamente na perspectiva da Análise Discursiva Foucaultiana, que se pauta pelo método arqueogenealógico. Constatamos que ao abordar a questão de gênero, a Revista Nova Escola instaura um “furo” no dispositivo da Educação Sexual, produzindo variações de direção, isto é, faz configurar as linhas de atualização, por meio das quais se operam as transformações de um dispositivo.

Biografia do Autor

REGINA BARACUHY, UFPB / PROLING

Professora Doutora do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística - PROLING. Orienta pesquisas na área de Análise do Discurso em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa CIDADI - Círculo de Discussões em Análise do Discurso.

 

LOUISE MEDEIROS, UFPB / PROLING

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

21-11-2019

Como Citar

BARACUHY, R., & MEDEIROS, L. (2019). SEXUALIDADE INFANTIL NA REVISTA NOVA ESCOLA: O “FURO” NO DISPOSITIVO. Revista Interfaces, 10(3), 205–221. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6244

Edição

Seção

Artigos