A EXTREMA-DIREITA E A ESCOLA: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, EMBATES E LUTA DE CLASSES
Palavras-chave:
Condições de Produção, Extrema-direita, Escola.Resumo
O livro Análise Automática de Discurso (AAD-1969), de Michel Pêcheux, chamou a atenção desde sua publicação por apresentar um outro ponto de vista referente ao texto, à leitura e ao sentido. Em 2019, o livro completa 50 anos e suas reflexões continuam atuais devido ao fato de abordar o discurso como um objeto histórico-social. Para mostrar a atualidade da AAD-69, vamos neste trabalho nos voltar a um conceito importante discutido no livro, condições de produção. Esse conceito é o ponto de partida para produzirmos um gesto de interpretação sobre determinadas produções discursivas da extrema-direita direcionadas às práticas de ensino-aprendizagem nas escolas. Nosso olhar se ateve à produção de sentidos sobre um ponto principal: a chamada doutrinação ideológica. Para isso, selecionamos como objeto de análise o projeto de lei Escola sem Partido (ESP). Nosso objetivo é analisar as condições de produção desse discurso da extrema-direita em nossa atual conjuntura.Downloads
Publicado
21-11-2019
Como Citar
de Souza, R. A., Silveira, J., & Venturini, M. C. (2019). A EXTREMA-DIREITA E A ESCOLA: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, EMBATES E LUTA DE CLASSES. Revista Interfaces, 10(3), 21–32. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6233
Edição
Seção
Artigos