DISCURSO E MEMÓRIA NO ESPAÇO INSTITUCIONAL DO ASILO PARA IDOSOS

Autores

Palavras-chave:

Análise do discurso. Memória discursiva. Asilo para idosos.

Resumo

Buscou-se saber como, em uma instituição asilar, a memória social desse espaço se manifesta, convocando relações de saber-poder que instituem subjetivações. Analisaram-se aspectos de uma memória social discursivizada no asilo “São Vicente de Paulo”, em Jacarezinho, Paraná.  O corpus compreende um recorte de documentos e de entrevistas coletadas no asilo. Trata-se de uma investigação discursiva, balizada por pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos a partir dos estudos de Michel Foucault (1988; 2012) e Courtine (2014), sobre a memória discursiva como ferramenta analítica.  O discurso da instituição opera um deslocamento da memória do asilo, o qual se movimenta entre relações de poder-saber que configuram a instituição disciplinar para os efeitos de outro tipo de saber-poder que configura o espaço familiar. Esse deslocamento (res)significa o espaço asilar para os idosos internados.

Biografia do Autor

Hoster Older Sanches, Instituto Federal do Paraná - IFPR

GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL.

MESTRADO E DOUTORADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM - PELO DE PARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS; ÁREA DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM.

Pedro Luis Navarro, Universidade Estadual de Maringá - UEM

PEDRO NAVARRO possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1991), especialização em Línguistica Aplicada, por essa mesma instituição (1995), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, SP (1998), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP (2004) e pós-doutorado em Estudos da Linguagem, pela Unicamp, Campinas, SP (2011) .

Downloads

Publicado

21-11-2019

Como Citar

Sanches, H. O., & Navarro, P. L. (2019). DISCURSO E MEMÓRIA NO ESPAÇO INSTITUCIONAL DO ASILO PARA IDOSOS. Revista Interfaces, 10(3), 148–160. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6229

Edição

Seção

Artigos