A INCLUSÃO NO ÂMBITO CORPORATIVO: MODOS DE ENUNCIAR A DIVERSIDADE NA MÍDIA IMPRESSA ESPECIALIZADA

Autores

Resumo

Fundamentando-nos nos pressupostos arqueogenealógicos foucaultianos, objetivamos descrever as condições de existência de uma série enunciativa composta de textos da mídia de negócios impressa que discursivisa práticas de gestão da diversidade no campo empresarial como emergência inovadora e inclusiva contemporânea. Mobilizamos como categoria de análise as modalidades enunciativas, para problematizar os sentidos construídos sobre o sujeito em condição minoritária no e pelo discurso midiático. As análises demonstram que o lugar a partir do qual se enuncia sobre a diversidade é o de incorporação da responsabilidade com causas socias à identidade da empresa, ao mesmo tempo que atende a uma demanda de lucratividade. Para tanto, às empresas são alçadas à função de observação sistemática e constante, produzindo saberes a partir das subjetividades “diversas”.

Biografia do Autor

Érica Danielle Silva, UEM

Professora colaboradora do Departamento de Letras (DLP), da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

21-11-2019

Como Citar

Silva, Érica D. (2019). A INCLUSÃO NO ÂMBITO CORPORATIVO: MODOS DE ENUNCIAR A DIVERSIDADE NA MÍDIA IMPRESSA ESPECIALIZADA. Revista Interfaces, 10(3), 86–104. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6224

Edição

Seção

Artigos