MICHEL FOUCAULT E AS VONTADES DE VERDADE NO EDITORIAL DA REVISTA VEJA

Autores

  • André Luís Andrade Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Ariane Carla Pereira Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Revista Veja. Análise de discurso. Saber. Poder.

Resumo

O presente artigo visa tecer discussões sobre a prática jornalística da revista Veja, especificamente em seu editorial Carta ao Leitor. Para isso, toma-se como objeto de pesquisa as edições publicadas entre janeiro de 2011 e dezembro de 2016, que serão examinadas pela análise arquegenealógica de Michel Foucault, tendo como fio condutor o alerta para os possíveis efeitos do saber e a identificação das formas de exercício do poder. O principal objetivo deste trabalho consiste em identificar os saberes e as relações de forças presentes no periódico, as quais, buscam subjetivar seus leitores. As inquietações partem de como se compõe a ordem do discurso em seu editorial, e como torna-se possível sua produção através da seleção, do controle, da distribuição, do silenciamento, da exclusão e da limitação dos discursos. Ou seja, a proposta é evidenciar quais vontades de verdade Veja busca legitimar através de seus discursos, como o periódico constrói autenticidade e credibilidade junto a seus leitores para que esses tomem seus enunciados como verdadeiros.

Biografia do Autor

André Luís Andrade Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduado em História/Licenciatura (2016) e Mestre (2019) em História e Regiões pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR. Já atuou como professor efetivo da rede particular de ensino da cidade de Guarapuava/PR, entre os anos 2016 e 2018, lecionando aulas da disciplina de História no ensino fundamental II e ensino médio. Tem experiência na área de História da/na Mídia, com ênfase nos seguintes temas: Culturas Políticas, Análise do Discurso, Relações de Poder, Subjetividades e Imprensa Escrita. Desde 2019 é membro do grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação (CLC), atuando no fomento às investigações em Ciências da Comunicação. Atualmente estuda Especialização em Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos, ambas pela Faculdade São Braz.

Ariane Carla Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, no Departamento de Comunicação Social (DECS) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). Atua também como docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Doutorado) da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), em Jujuy, Argentina. É diretora de Planejamento da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) - gestão 2017 - 2020. Criou a Revista Brasileira de História da Mídia, da qual foi editora entre 2011 e 2014.

Downloads

Publicado

24-06-2020

Como Citar

Silva, A. L. A., & Pereira, A. C. (2020). MICHEL FOUCAULT E AS VONTADES DE VERDADE NO EDITORIAL DA REVISTA VEJA. Revista Interfaces, 11(02), 196–210. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6196

Edição

Seção

Artigos