A LITERATURA E A PÓS-INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA NO LIVRO CAMINHOS DES-ENCANTADOS, DE JOSÉ MENA ABRANTES

Autores

Palavras-chave:

Angola, José Mena Abrantes, Literatura africana, Pós-Colonialismo, Pós-Independência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abrir uma discussão a respeito do livro Caminhos Des-encantados, do escritor e dramaturgo angolano José Mena Abrantes, e de como ele é capaz de traduzir o cenário nacional angolano de um certo período histórico. O livro, composto por trinta e três contos produzidos entre agosto e outubro de 1994, em Luanda, faz relação com a situação social e política de Angola na época, que enfrentava uma violenta e duradoura guerra civil. Para que possamos discutir a relação da literatura de Abrantes com o contexto pós-independência de Angola, debateremos acerca da literatura africana e do pós-colonialismo, bem como do contexto histórico angolano após o fim do domínio português no país.

Biografia do Autor

Pedro Vale Carlos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

Carlos, P. V. (2020). A LITERATURA E A PÓS-INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA NO LIVRO CAMINHOS DES-ENCANTADOS, DE JOSÉ MENA ABRANTES. Revista Interfaces, 11(03), 176–185. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6190

Edição

Seção

Artigos