ANÁLISE DE DISCURSO PEDAGÓGICO: DA MATERIALIDADE LINGUÍSTICA À MATERIALIDADE DISCURSIVA

Autores

Palavras-chave:

Linguagem escrita, Alfabetização, Lugar discursivo, Autoria, Fracasso escolar, Análise de discurso.

Resumo

Toda manifestação de linguagem é atravessada por questões subjetivas. Isto significa que um texto e seu sentido, por exemplo, não se faz apenas de uma materialidade linguística. Por estarmos inscritas no campo do discurso, ao olhar para a materialidade linguística, buscamos relações com o extralinguístico. Este extralinguístico a ser considerado é, em Análise de Discurso de filiação francesa, o ideológico, o social, a história e o próprio sujeito enquanto interpelado pela ideologia. Nesta pesquisa, mobilizamos algumas sequências discursivas identificadas à formação discursiva do discurso pedagógico com objetivo de produzir um gesto de análise que coloque em evidência os sentidos em relação ao sujeito-aluno e sua produção escrita. A partir disso, espera-se produzir uma discussão profícua a respeito das noções de autoria, lugar discursivo e sobre a escrita que se pratica na escola.

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Publicado

21-11-2019

Como Citar

Pimenta Natal, R. M. (2019). ANÁLISE DE DISCURSO PEDAGÓGICO: DA MATERIALIDADE LINGUÍSTICA À MATERIALIDADE DISCURSIVA. Revista Interfaces, 10(3), 137–147. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6189

Edição

Seção

Artigos