ANÁLISE DISCURSIVA DOS SILENCIAMENTOS NAS PROPOSTAS DO GOVERNO BOLSONARO EM RELAÇÃO AOS DIREITOS TRABALHISTAS

Autores

Palavras-chave:

Crise do capital. Direitos Trabalhistas. Neoliberalismo.

Resumo

 Num contexto de crise do capital, surge o discurso de um candidato que, prometendo resolver de forma simplista os problemas do país, profere um discurso que viria a reestabelecer a ordem, a moral, os bons costumes e o caminho da prosperidade econômica. Com o escopo de identificar a ideologia subjacente, as condições de produção e silenciamentos reveladores de suas implicações, este estudo se debruçou sobre três sequências discursivas e, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso – AD de perspectiva materialista-histórica buscou as respostas. A análise concluiu que o enunciante evidenciou estar defendendo os interesses do grande capital financeiro, em detrimento da classe trabalhadora, demonstrando estar falando para os trabalhadores, em tom de recado e transmissão de medo, bem como para o capital financeiro internacional e empresários, como forma de angariar apoio.

Biografia do Autor

André Luis Guimarães da Rocha, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Administração Pública, com Especialização em Docência do Ensino Superior. Atualmente cursando Mestrado em Linguística, na linha Sujeito, História e Ideologia.

Downloads

Publicado

21-11-2019

Como Citar

da Rocha, A. L. G. (2019). ANÁLISE DISCURSIVA DOS SILENCIAMENTOS NAS PROPOSTAS DO GOVERNO BOLSONARO EM RELAÇÃO AOS DIREITOS TRABALHISTAS. Revista Interfaces, 10(3), 105–118. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6163

Edição

Seção

Artigos