A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LEITURA DE REI LEAR A PARTIR DO DESLOCAMENTO DO CONCEITO DE CATARSE

Autores

Palavras-chave:

Catarse, Ensino de literatura, Literatura clássica universal, Humanização.

Resumo

Este trabalho apresenta um percurso de leitura da obra Rei Lear, de William Shakespeare (1564-1616), partindo-se do pressuposto de que a leitura dos clássicos, na educação básica, é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e para a ampliação de suas percepções da realidade. Para tanto, desenvolve-se uma abordagem do texto literário pautada na relação simbólica existente entre os dois enredos que compõem a obra em questão, de maneira a ressaltar o diálogo empreendido entre eles e, por extensão, o diálogo empreendido por eles também com o mundo dos alunos. Acredita-se que, por meio de um deslocamento do conceito de catarse, seja possível perceber a leitura literária como uma forte aliada na formação pessoal e social dos alunos, indo ao encontro do efeito humanizador da literatura, apresentado por Candido (2004).

Biografia do Autor

Caroline Dambrozio Guerra, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada no Curso de Licenciatura em Letras - Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é estudante do Curso de Mestrado em Letras, na área de Estudos Literários, na mesma instituição.

Downloads

Publicado

24-06-2020

Como Citar

Dambrozio Guerra, C. (2020). A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LEITURA DE REI LEAR A PARTIR DO DESLOCAMENTO DO CONCEITO DE CATARSE. Revista Interfaces, 11(02), 70–81. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6161

Edição

Seção

Artigos