A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LEITURA DE REI LEAR A PARTIR DO DESLOCAMENTO DO CONCEITO DE CATARSE
Palavras-chave:
Catarse, Ensino de literatura, Literatura clássica universal, Humanização.Resumo
Este trabalho apresenta um percurso de leitura da obra Rei Lear, de William Shakespeare (1564-1616), partindo-se do pressuposto de que a leitura dos clássicos, na educação básica, é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e para a ampliação de suas percepções da realidade. Para tanto, desenvolve-se uma abordagem do texto literário pautada na relação simbólica existente entre os dois enredos que compõem a obra em questão, de maneira a ressaltar o diálogo empreendido entre eles e, por extensão, o diálogo empreendido por eles também com o mundo dos alunos. Acredita-se que, por meio de um deslocamento do conceito de catarse, seja possível perceber a leitura literária como uma forte aliada na formação pessoal e social dos alunos, indo ao encontro do efeito humanizador da literatura, apresentado por Candido (2004).Downloads
Publicado
24-06-2020
Como Citar
Dambrozio Guerra, C. (2020). A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LEITURA DE REI LEAR A PARTIR DO DESLOCAMENTO DO CONCEITO DE CATARSE. Revista Interfaces, 11(02), 70–81. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6161
Edição
Seção
Artigos