ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS EM DISCURSOS SOBRE O TRANSTORNO DE ANSIEDADE INFANTIL

Autores

  • Thâmara Soares de Moura
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Resumo

O transtorno de ansiedade é uma das psicopatologias que mais acometem os sujeitos em todo o mundo, incluindo o público infantil. Partindo do exposto, este trabalho tem por objetivo analisar os dizeres que discursivizam o transtorno de ansiedade infantil e, assim, compreender quais as estratégias biopolíticas incidem no corpo infantil acometido com o transtorno. Assim, para a construção das análises, optou-se pelo viés metodológico descritivo-interpretativo, de cunho qualitativo, tendo como corpus 2 (duas) materialidades que discursivizam o transtorno de ansiedade infantil. Assim sendo, as materialidades denotam que as estratégias biopolíticas intervêm nos corpos infantis intencionando a medicalização dos sintomas e, também, a prevenção de novas crises. Para tanto, considerando que as crianças não estão maduras o suficiente para os cuidados de si, os pais, em parceria com as instituições escolares e médicas, são convocados a atuarem nesse processo.

 

Biografia do Autor

Thâmara Soares de Moura

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

21-11-2019

Como Citar

Soares de Moura, T., & Vieira da Silva, F. (2019). ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS EM DISCURSOS SOBRE O TRANSTORNO DE ANSIEDADE INFANTIL. Revista Interfaces, 10(3), 119–136. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6159

Edição

Seção

Artigos