JOSELY VIANNA BAPTISTA E WILSON BUENO: POESIA DE LIMIARES

Autores

  • Alexandre Fellini
  • Maria Salete Borba Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná – Unicentro.

Palavras-chave:

Poesia brasileira, Wilson Bueno, Josely Vianna Baptista, Imagem poética

Resumo

Este ensaio estabelece a análise e a analogia entre um poema de Josely Vianna Baptista e um poema em prosa de Wilson Bueno, ressaltando a contemplação e a imagem poética como os elementos fundadores em ambos os trabalhos artísticos dos poetas. Explorando a narração dos sujeitos poéticos é possível identificar o diálogo entre o romantismo, o concretismo e o barroco, para tal, definimos e discutimos esses conceitos através dos teóricos Alfredo Bosi (1994), Afrânio Coutinho (1986), Décio Pignatari (1989) e Fernando Paixão (2013). Também, abordamos algumas noções teóricas, como o diálogo, a convivência e o apagamento de categorias artísticas, de Rosalind Krauss (1984), os animais na poesia brasileira e hispano-americana, de Maria Esther Maciel (2007), e as concepções de peso e leveza, desenvolvidas por Italo Calvino (1990).

Biografia do Autor

Alexandre Fellini

Aluno do Curso de Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná – Unicentro.

Maria Salete Borba, Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná – Unicentro.

Professora doutora em Teoria Literária e Literatura Brasileira. É pesquisadora na área de Letras com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira, dedicando-se ao estudo da teoria da modernidade.

Downloads

Publicado

24-06-2020

Como Citar

Fellini, A., & Borba, M. S. (2020). JOSELY VIANNA BAPTISTA E WILSON BUENO: POESIA DE LIMIARES. Revista Interfaces, 11(02), 58–69. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6133

Edição

Seção

Artigos