Sentidos de/sobre tecnologia em sala de aula: sujeito(s), conhecimento e sociedade

Autores

Palavras-chave:

Linguagem, conhecimento, tecnologia, ensino

Resumo

Neste artigo, considerando as condições de produção que atravessam e constituem o processo de produção e circulação do conhecimento, dos sentidos e dos sujeitos na escola, buscamos compreender a relação que se estabelece entre sujeito(s), conhecimento, sociedade e tecnologia. A análise empreendida se inscreve no domínio da análise de discurso e nos leva a compreender que o uso de artefatos tecnológicos contribui para re-significar a relação do sujeito com o conhecimento institucionalizado pela escola re-significando, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem. Nossas análises apontam para o fato de que a emergência de novas plataformas de produção e circulação do saber produz seus efeitos e deslocamentos importantes na função de ensinar.

Biografia do Autor

Débora Massmann, Universidade Federal do Pará (UFPA)

É doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) (2009), mestre e graduada em Letras (português-francês) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2005 e 2002). Realizou estágio Pós-doutoral em Semântica no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2014). É Professor Visitante Nacional Sênior do Programa de Mestrado em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Cametá. Em 2018, foi professora convidada na Universidade de Turim (Itália). É pesquisador colaborador no Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Entre 2010 e 2018, foi docente permanente e coordenadora adjunta (2012-2018) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí. Em 2012 e 2013, participou da comissão de elaboração da proposta do curso de Doutorado em Ciências da Linguagem e, em 2015, integrou a comissão de elaboração da proposta do curso de Letras da Universidade do Vale do Sapucaí. Atuou como docente nos cursos presenciais de Graduação em Letras, História e Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Na UNIVÁS Virtual, ministrou o curso de Leitura e Produção de Textos para diferentes cursos de graduação. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, orientou pesquisas de Mestrado e Doutorado, coordenou o Núcleo de Pesquisas em Linguagem (NUPEL) e, ao lado da Profa. Eni P. Orlandi, fundou o Centro de Ensino de Línguas (CELi) e o Centro de Documentação Denise Maldidier (CEDDEM). Tem experiência em teoria e análise linguística principalmente na área de semântica, análise de discurso, retórica e argumentação. Em suas pesquisas, destaca-se o interesse pelo funcionamento dos discursos jurídico, político e artístico. É membro fundador no Grupo de Pesquisa Discurso, Sentido e Sociedade (DISENSO/UFPA) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Semântica do acontecimento: agenciamento enunciativo, designação e argumentação (UNICAMP).CV: http://lattes.cnpq.br/1326731305679142. Email: deboraquel.hm@gmail.com

Atílio C. Salles, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS)

Possui Doutorado e Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí e graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e pesquisador do grupo de pesquisa Discurso, individuação do sujeito e processos identitários - Espaço, Acontecimento e memória no Sul Mineiro, vinculado à Universidade do Vale do Sapucaí/ Unicamp, e do Grupo de Pesquisa Cartografias da Linguagem (CNPq), institucionalizado pela UNEMAT. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, performance, memória, narratividade fílmica, arte, efeito presença e corpo. CV: http://lattes.cnpq.br/0899971106077998 E-mail: atiliocs@gmail.com

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Publicado

21-11-2019

Como Citar

Massmann, D., & Salles, A. C. (2019). Sentidos de/sobre tecnologia em sala de aula: sujeito(s), conhecimento e sociedade. Revista Interfaces, 10(3), 222–232. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6115

Edição

Seção

Artigos