LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Leitura literária, Mediação docente.

Resumo

Neste texto, tecemos reflexões acerca das especificidades que envolvem a prática mediadora do professor, dirigida à formação da criança leitora em escolas de Educação Infantil. Com o propósito de evidenciar o processo de apropriação literária, apresentamos recortes teóricos para fundamentar situações educativas, intencionalmente planejadas e organizadas pelo professor, capazes de ampliar as necessidades leitoras da criança. As estratégias de leitura estudadas e sistematizadas por Girotto e Souza (2010; 2014), contribuições dialógicas de Bakhtin (2003) e ensinamentos de Vigotskii (1988) sustentam o valor da leitura literária para o desenvolvimento das capacidades consideradas tipicamente humanas, tais como a formação da inteligência, consciência, criatividade e imaginação infantis.

Biografia do Autor

MARILETE TEREZINHA DE MARCO, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Campus Marília

Doutoranda em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Câmpus Marília; Mestrado em Educação (2014); Especialização em Metodologia da Língua Inglesa (2010); Graduação em Modern Languages, University of Miami (2002) e Graduação em Letras Português/Inglês (2000). Servidora Pública Federal, ocupa o cargo de Assessora de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Medianeira.

Downloads

Publicado

24-06-2020

Como Citar

DE MARCO, M. T. (2020). LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA. Revista Interfaces, 11(02), 171–183. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6105

Edição

Seção

Artigos