ENTONAÇÕES VALORATIVAS NO DOCUMENTÁRIO DOMÉSTICA

Autores

Palavras-chave:

Dialogismo, Entonação valorativa, Gênero Documentário

Resumo

Com base nos pressupostos do dialogismo (BAKHTIN, 1997 [1952]; VOLOCHINOV, 2017 [1929]; VOLOCHINOV, 2013 [1930]), com ênfase no conceito de entonação valorativa, este artigo analisa o documentário Doméstica, de Gabriel Mascaro (2012). Tem-se por objetivo mostrar: a) como a situação de interlocução – os interlocutores e seus papéis – estabelece os parâmetros do dizer; e b) como a condição dos sujeitos é valorada nos diálogos, por meio da entonação. Os resultados demonstram que as atitudes responsivas são desenvolvidas verbalmente de acordo com a demarcação de classe, adequando-se de maneira a evitar sanções por parte dos interlocutores; no entanto, a entonação resgata do extraverbal os traços que são relativizados, de forma a apontar a quem, de fato, os indivíduos respondem e qual é sua valoração da situação. 

Biografia do Autor

Paulo Cezar Czerevaty, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Doutora em Letras, Universidade de Maringá, cristiane.mpa@gmail.com

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Publicado

29-12-2019

Como Citar

Czerevaty, P. C., & Malinoski Pianaro Angelo, C. (2019). ENTONAÇÕES VALORATIVAS NO DOCUMENTÁRIO DOMÉSTICA. Revista Interfaces, 10(04), 157–167. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6067

Edição

Seção

Artigos