O VATICÍNIO DE ODETE SEMEDO: O PENSAMENTO ANIMISTA EM NO FUNDO DO CANTO (2010)
Palavras-chave:
Animismo, Literatura Africana, Literatura da Guiné-Bissau, Religiosidade.Resumo
Em No Fundo do Canto, a escritora Odete Semedo tem em seu canto-poesia algo além de uma poética da “catástrofe”, mas uma denuncia ao silenciamento das crenças tradicionais, do animismo e das divindades “autóctones” da Guiné Bissau. Semedo quer também, com seu texto, dar a voz aos irans e, consequentemente, voz e agência às práticas religiosas tradicionais, claramente observadas na terceira parte do livro - Consílio dos irans. Estas vozes representam a ressignificação de uma unidade nacional pós-guerra e reconstrução identitária daquela sociedade, através do pensamento animista no texto.
Downloads
Publicado
02-09-2019
Como Citar
Paradiso, S. R. (2019). O VATICÍNIO DE ODETE SEMEDO: O PENSAMENTO ANIMISTA EM NO FUNDO DO CANTO (2010). Revista Interfaces, 10(2), 25–36. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6056
Edição
Seção
Artigos