MEMÓRIA DAS FLORES: MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA “PRIMAVERA BRASILEIRA”

Autores

  • Liana Cristina Giachini Universidade Federal de Santa Maria
  • Alana Capitânio Unochapecó

Palavras-chave:

memória discursiva, interdiscurso, primavera brasileira, filiações de sentido

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender os conceitos de memória discursiva e interdiscurso, com base na perspectiva da Análise de Discurso de orientação pecheutiana, desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi. Para mobilizar as noções em questão, optamos pela análise de imagens relacionadas ao movimento social denominado pela mídia como Primavera Brasileira, nas quais buscamos entender o funcionamento da memória discursiva e do interdiscurso na produção de sentidos. A análise realizada possibilitou a identificação da memória como constitutiva do discurso, uma vez que por meio dela são mobilizados dizeres outros que constituem o já-dito, num processo de atualização e reformulação constante, que não se limita à repetição.

Biografia do Autor

Liana Cristina Giachini, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Estudos Linguísticos (UFSM). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na área de Práticas discursivas e subjetividade" Concluiu a graduação em Letras Português-Inglês, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2003). Pós Graduação em Comportamento Humano nas Organizações de Trabalho (UNOESC 2006). Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa Língua(gem), discurso e subjetividades (UFFS). Membro do Grupo de Estudos Michel Pêcheux, da Universidade Federal de Santa Maria. Membro da equipe do Laboratório Fronteiras e do Grupo de Estudos em Análise do Discurso, da UFFS. Experiência na Coordenação Pedagógica, coordenação de cursos, seleção, contratação e treinamento de professores. Conhecimento na área de Metodologia Científica. Experiência de 14 anos como professora de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos para Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-vestibular e Séries Iniciais em Escolas da Rede Particular de Ensino. Experiência em treinamentos na área empresarial e educacional e na orientação e projetos de iniciação científica.

Alana Capitânio, Unochapecó

Possui graduação em Letras - Inglês e respectivas literaturas (2012), pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Mestre em Estudos Linguísticos (2014), pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Especialista em Gestão Escolar (2016), pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Durante o mestrado, participou como membro do Fronteiras - Laboratório de Estudos do Discurso (UFFS), do Grupo de Estudos em Análise de Discurso (UFFS) e do Grupo de Pesquisa Lingua(gem), Discurso e Subjetividade (UFFS). Possui experiência na área de Analise de Discurso, História das Ideias Linguísticas, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Leitura. Professora efetiva na educação básica da rede pública de ensino de Santa Catarina e do Município de Xaxim. Atuou como professora no ensino superior, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Possui intercâmbio, pela EC School, Nova York, EUA (2014), e na Universidade do Texas em Austin, EUA (2018), pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa, com bolsa de estudo Fulbright/Capes. Atualmente é estudante do curso de especialização em Língua Inglesa, no IFSC.

Publicado

21-11-2019

Como Citar

Giachini, L. C., & Capitânio, A. (2019). MEMÓRIA DAS FLORES: MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA “PRIMAVERA BRASILEIRA”. Revista Interfaces, 10(3), 47–60. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6030

Edição

Seção

Artigos