REFLEXÕES SOBRE LITERATURA, DIREITOS HUMANOS E ENSINO A PARTIR DO TEXTO LITERÁRIO

Autores

  • Cilene Margarete Pereira Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)
  • Luciano Marcos Dias Cavalcanti Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

Palavras-chave:

Literatura, Direitos Humanos, Ensino.

Resumo

Esse artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre Literatura e Direitos Humanos. Para tanto, parte-se das ideias apontadas por Antonio Candido, no clássico ensaio “O direito à literatura” (1995), no qual o crítico observa a literatura como um direito incompressível do ser humano. Considerando o exposto, procura-se discutir o aspecto humanizador da Literatura, em associação com temáticas concernentes aos Direitos Humanos, por meio da leitura analítica do poema “O bicho” (1947), de Manuel Bandeira, do livro Belo, Belo. No poema, há o tratamento literário do tema social, que sem a forma da Literatura poderia levar apenas a um comprometimento superficial e momentâneo do leitor, tendo o efeito de um panfleto. É justamente o trabalho com a linguagem na composição narrativa, que projeta seres invisibilizados, para dentro do mundo do leitor, fazendo com que existam socialmente.

Biografia do Autor

Cilene Margarete Pereira, Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP); Docente dos Programa de Mestrado em Letras e Gestão, Planejameno e Ensino (UninCor). Editora das Revistas Recorte e Memento. Coordenadora do Curso de Graduação em Letras (UninCor)

Luciano Marcos Dias Cavalcanti, Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente dos Programa de Mestrado em Letras e Gestão, Planejameno e Ensino (UninCor). Editora das Revistas Recorte e Memento.

Downloads

Publicado

29-12-2019

Como Citar

Pereira, C. M., & Cavalcanti, L. M. D. (2019). REFLEXÕES SOBRE LITERATURA, DIREITOS HUMANOS E ENSINO A PARTIR DO TEXTO LITERÁRIO. Revista Interfaces, 10(04), 65–74. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6020

Edição

Seção

Artigos