UMA NARRATIVA METAFÓRICA PARA UMA TEORIZAÇÃO SOBRE A MEMÓRIA: AS PEQUENAS MEMÓRIAS, DE JOSÉ SARAMAGO

Autores

Palavras-chave:

Memória. Narrativa memorialística. Ontologia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor a leitura da obra As pequenas memórias, de José Saramago, à luz de estudos teóricos a respeita da memória. Utilizam-se como principais referências para este trabalho, obras de Paul Ricoeur, como A memória, a história, o esquecimento e Tempo e narrativa, uma vez que se pensa no processo de teorização da memória como forma de produção de uma ontologia do ser. Além disso, busca-se apoio em obras de Henri Bergson e Beatriz Sarlo para compor os questionamentos – mais do que respostas – acerca da memória como um método e uma ética de escrita. Dessa forma, a obra de Saramago é visitada com um olhar que se volta ao passado, mas que também questiona a composição do tempo para o indivíduo narrador e o sujeito narrado. 

Biografia do Autor

Luís Paz Filho, PUCRS

Possui Graduação em Letras (português e Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017), com bolsa PROUNI, onde atuou como bolsista de Iniciação Científica no período de 2013 a 2017, tendo participado de pesquisas nas áreas de literatura brasileira autobiográfica e memorialística, e literaturas de língua portuguesa de origens europeia e africana do século XXI. Possui Mestrado em Teoria da Literatura (2019) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sendo bolsista CNPq. Atualmente é doutorando em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sendo bolsista Capes.

Downloads

Publicado

29-12-2019

Como Citar

Paz Filho, L. (2019). UMA NARRATIVA METAFÓRICA PARA UMA TEORIZAÇÃO SOBRE A MEMÓRIA: AS PEQUENAS MEMÓRIAS, DE JOSÉ SARAMAGO. Revista Interfaces, 10(04), 205–214. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6004

Edição

Seção

Artigos