OS EFEITOS DISCURSIVOS DO ENUNCIADO INTERVENÇÃO MILITAR JÁ: O RETORNO DA DITADURA OU O CONTROLE DO CAOS?

Autores

Palavras-chave:

Intervenção Militar Já. Facebook. Análise de discurso digital.

Resumo

O enunciado “Intervenção Militar Já” tem ganhado notabilidade através das redes sociais nos últimos anos. Esse discurso traz um efeito de memória que remete ao período ditatorial que houve no Brasil entre 1960 e 1985. Contudo, há efeitos de sentidos que funcionam nesse discurso evidenciando que um período de governo sendo efetuado por militares novamente, seria fator de controle e ordem para os problemas atuais, sugerindo que foi também assim na Ditadura. Instaura-se assim, uma tentativa de apagamento da memória da Ditadura Militar no Brasil. Neste artigo analisa-se sob a ótica da Análise de Discurso pecheuxtiana, (PÊCHEUX, 1969, 1975, 1983) materialidades com a inscrição do dito Intervenção Militar Já na rede social Facebook. Nota-se o funcionamento de posições-sujeito, tanto de apologia à Ditadura Militar brasileira, sendo a intervenção militar entendida como um processo que pode trazer “ordem e progresso” ao país, quanto de repúdio à suposta intervenção militar, pelo entendimento de que esta poderia representar o retorno ao regime ditatorial que vigorou no país outrora.

Biografia do Autor

Rosiene Aguiar Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGLin da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Título da Dissertação: O funcionamento discursivo do enunciado Intervenção Militar Já nas Mídias Digitais: Memória, Metáfora e Efeitos de Sentidos. Orientadora: Doutora Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes. Graduada em Licenciatura Plena em História, com abrangência em História Moderna.

Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2015); mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2009);graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1991). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso - GEPADIS - UESB/CNPq; atua nas áreas de Texto e Análise do Discurso. Interessa-se pelos estudos do Discurso, com especial interesse pelas discursividades digitais da internet. 

Downloads

Publicado

02-09-2019

Como Citar

Santos, R. A., & Cortes, G. R. de O. (2019). OS EFEITOS DISCURSIVOS DO ENUNCIADO INTERVENÇÃO MILITAR JÁ: O RETORNO DA DITADURA OU O CONTROLE DO CAOS?. Revista Interfaces, 10(2), 233–243. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5999

Edição

Seção

Artigos