OS MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PRODUTOS ANTI-IDADES: UMA SÉRIE ENUNCIATIVA NA PRODUÇÃO DE VERDADE SOBRE O CORPO FEMININO.

Autores

  • Marcieli Cristina Coelho UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ.

Palavras-chave:

Discurso. Saber. Poder. Corpo. Verdade.

Resumo

O presente estudo teórico-analítico propõe, em um gesto analítico, fazer uma leitura discursiva de uma série enunciativa, materializada em anúncios publicitários de algumas das grandes empresas de cosméticos existentes no Brasil: Avon, O Boticário e Natura. Trata-se de um movimento descritivo – interpretativo arquegenealógico, em que se trabalham questões acerca dos sentidos apresentados por discursos sobre o corpo do sujeito mulher. O aporte teórico é constituído pela Análise de Discurso Foucaultiano, em que se tem por base as noções relacionadas aos saberes e aos poderes sobre os corpos do indivíduo de modo a constituir um processo de subjetivação. Por intermédio do discurso publicitário, tendo como focalização os produtos cosméticos antissinais destinados ao público feminino de idades variadas, é possível, dentro das condições circunscritas, evidenciar regimes de verdade sobre os corpos dessas mulheres.

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Publicado

02-09-2019

Como Citar

Coelho, M. C. (2019). OS MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PRODUTOS ANTI-IDADES: UMA SÉRIE ENUNCIATIVA NA PRODUÇÃO DE VERDADE SOBRE O CORPO FEMININO. Revista Interfaces, 10(2), 210–221. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5995

Edição

Seção

Artigos