PRECONCEITO LINGUÍSTICO E A LÍNGUA DE SINAIS

Autores

Palavras-chave:

Libras, preconceito linguístico, variação linguística

Resumo

O aspecto mais importante em um processo de comunicação é a compreensão da mensagem transmitida. Nesse sentido, não importa a maneira como a mensagem foi veiculada, mas como ela foi recebida e processada pelos interlocutores. Mesmo diante desta constatação, ainda existe uma preocupação exagerada acerca do uso da língua a partir de seus parâmetros gramaticais. O problema em focar as regras gramaticais no ensino de línguas e a excessiva cobranças de professores para o uso destas é que esta estratégia, muitas vezes, causa constrangimento aos aprendizes mediante aos frequentes “erros” e também àquelas pessoas menos escolarizadas na sociedade, podendo vir a gerar o fenômeno social denominado por Marcos Bagno (2008) como preconceitolinguístico. Deste modo, o objetivo deste artigo é problematizar a variação linguística presente tanto na língua oral como visual, dando ênfase à Libras, a fim de demonstrar o quanto o preconceito linguístico pode ser uma das formas mais sutis e perversas da exclusão social.

Biografia do Autor

Marcio Jean Fialho de Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutor e Mestre em Letras, na área de Literatura Portuguesa, pela Universidade de São Paulo - USP. Pós doutorou-se em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP. É especialista em Teologia, pela UNIFAI da PUCSP, e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Atualmente é Docente na Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES; credenciado no Programa de Mestrado, e desenvolve seu segundo Pós doutorado, na área de Estudos Literários da UNIMONTES. Atuou como professor universitário em diversas IES do Estado de São Paulo e trabalhou na Secretaria de Educação de São Paulo com formação de professores em diversos projetos da Pasta, atuando nas áreas de Português, Inglês e Alfabetização. Foi responsável pela implantação do projeto piloto "Early Bird: ensino de Inglês nas séries iniciais", junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em 2017, recebeu o Título Professor Paulista na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, Ensino e Estudos da Linguagem, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Escrita Autobiográfica; Ensino de Línguas.

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Publicado

02-09-2019

Como Citar

de Sousa, M. J. F. (2019). PRECONCEITO LINGUÍSTICO E A LÍNGUA DE SINAIS. Revista Interfaces, 10(2), 244–252. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5966

Edição

Seção

Artigos