APRENDIZAGEM EM FOCO: ENTRE O LER E O COMPREENDER

Autores

Palavras-chave:

Leitura. Compreensão. Habilidade leitora.

Resumo

Há alguns anos os estudos da Psicolinguística têm procurado se debruçar sobre a reflexão e entendimento dos métodos que levam à aprendizagem da leitura, considerando os processos cognitivos e as relações entre as diversas aquisições que conduzem à alfabetização. Dessa forma, o presente artigo, de natureza teórica, pretende abordar esses assuntos tendo como base os estudos de Marcuschi (2008) e Morais (2013), e problematizar as ideias dos referidos autores entrecruzando-as com outros trabalhos e pesquisas de estudiosos da área (BOWEY, 2013; KINTSCH & RAWSON, 2013; COELHO & CORREA, 2017), o que permite construir um quadro conceitual relevante para o entendimento da complexidade do ler e do compreender, concluindo que ler é produzir e apropriar sentido e compreender é construir sentido com base em uma atividade inferencial.

Biografia do Autor

Vanessa Goes Denardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), licenciada em Letras e professora da Faculdade Estácio Florianópolis.

Downloads

Publicado

02-09-2019

Como Citar

Goes Denardi, V. (2019). APRENDIZAGEM EM FOCO: ENTRE O LER E O COMPREENDER. Revista Interfaces, 10(2), 66–75. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5955

Edição

Seção

Artigos