A COMPREENSÃO RESPONSIVA ATIVA DO ALUNO EM UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Compreensão Leitora. Produções. ProcessoResumo
Inserido na relação entre os estudos dialógicos (BAKHTIN, 2003; VOLOCHINOV, 2017) e a Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), o presente artigo discute os aspectos constitutivos da compreensão leitora, tomando como base, para tanto, a noção de compreensão responsiva ativa (BAKHTIN, 2003; ZOZZOLI, 2012) em uma prática de letramento literário no ensino médio. Para a efetivação da citada prática, partimos da Sequência Básica de Leitura (COSSON, 2014), e no tocante a obra literária utilizada, recorremos ao texto “A cartomante”, de Machado de Assis. O corpus analisado é composto por produções de textos dos alunos que participaram da experiência. Nas produções, são identificadas as formas de compreensão dos alunos através de categorias como: produções reprodutivas, ou compreensões passivas (FIORIN, 2008); produções em processo de construção autônoma; e produções criativas. Em linhas gerais, as análises destacam que as produções reprodutivas ocorreram em menor escala, e que, felizmente, a maior parte dos alunos se incluem no processo de construção autônoma ou já escrevem produções criativas. Tal constatação confirma a importância de se efetivar práticas de letramento literário na educação básica, em busca de formações críticas e autônomas do alunado para as atividades sociais.