DISCURSOS SOBRE A ACESSIBILIDADE E SEUS EFEITOS DE SENTIDOS

Autores

  • Andressa Marchesan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Palavras-chave:

Análise de Discurso. Discurso. Sentidos. Acessibilidade.

Resumo

Neste artigo, propomos um estudo sobre algumas possibilidades de sentidos da palavra acessibilidade, a partir de quatro discursos, a saber: o Guia de museus e centros de ciências acessíveis da América Latina e do Caribe, a Lei nº 13.146 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o blog Caleidoscópio e uma tira que aborda a acessibilidade de forma singular. Buscamos observar se o sentido de acessibilidade apresenta semelhanças ou diferenças entre os discursos estudados. É a Análise de Discurso de linha francesa que dá sustentação teórico-metodológica para esse trabalho. Os resultados obtidos demonstram que os sentidos apresentados no Guia e na Lei nº 13.146 remetem ao aspecto social, enquanto que os sentidos do blog e da tira destacam as barreiras que impedem a participação efetiva da pessoa com deficiência na sociedade.

Biografia do Autor

Andressa Marchesan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Possui graduação em Letras Português/Literaturas - Bacharelado (2015), pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos (2019), pela Universidade Federal de Santa Maria e está cursando Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

11-05-2019

Como Citar

Marchesan, A. (2019). DISCURSOS SOBRE A ACESSIBILIDADE E SEUS EFEITOS DE SENTIDOS. Revista Interfaces, 10(01), 178–190. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5820

Edição

Seção

Artigos