LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DIALÓGICO NOS PCN DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Sílvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas- UFAL
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Sala de Aula, Análise Dialógica do Discurso

Resumo

Este texto se propõe a refletir sobre a constituição do sujeito dialógico nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa (PCN), focalizando nos tópicos Língua Oral e Língua Escrita, situados na subseção Considerações acerca do tratamento didático dos conteúdos. Discutimos sobre a noção de sujeito dialógico ou alteritário, a partir de escritos de Bakhtin e o círculo, e acerca do ensino e aprendizagem de língua portuguesa nos PCN, para, após isso seguirmos com uma Análise Dialógica do Discurso (ADD) nos citados tópicos. Em linhas gerais, constatamos que o documento segue uma linha sociointeracionista de linguagem, no entanto precisa de uma revisão de nomenclaturas de tópicos e subseções; além de um espaço para discutir sobre a importância de uma formação de professores capazes de preparar esses sujeitos para as práticas sociais de linguagem.

Biografia do Autor

Sílvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas- UFAL

Doutorando e mestre em Linguística, na linha de Linguística Aplicada e processos textual-eunciativos, no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando e mestre em Linguística, na linha de Discurso e Sociedade, no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (Proling/UFPB).

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Publicado

11-05-2019

Como Citar

Silva Júnior, S. N. da, & Santana, W. K. F. de. (2019). LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DIALÓGICO NOS PCN DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Interfaces, 10(01), 55–66. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5761

Edição

Seção

Artigos