Atividades de ensino com apoio de recursos tecnológicos em aulas de língua portuguesa

Autores

  • Guilherme Arruda Egito UFCG
  • Edmilson Luiz Rafael UFCG

Palavras-chave:

Atividades de ensino, Recursos tecnológicos, Leitura

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa e objetiva explicitar as atividades de ensino realizadas em sala de aula, identificando os recursos tecnológicos necessários à realização dessas atividades. A pesquisa se insere nos pressupostos qualitativos da linguística aplicada e o seu corpus é formado por transcrições de aulas gravadas em duas escolas públicas da educação básica, de uma cidade do interior do estado da Paraíba. Com apoio de estudos sobre complexidade, inovação e tecnologia em ensino de língua portuguesa, os resultados demonstraram que atividades de ensino de leitura são realizadas com apoio didático de recursos tecnológicos em aulas de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Guilherme Arruda Egito, UFCG

Graduado em Letras - Português (2016) pela Universidade Federal de Campina Grande e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFCG) no período 2013-2016. Atualmente realiza pesquisas em Linguística Aplicada atuando principalmente com os seguintes temas: prática escolar, ensino de língua e materiais didáticos.

Edmilson Luiz Rafael, UFCG

Tem Graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Titular de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino - UFCG. Tem experiência na área de Lingüística e de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, práticas escolares de ensino de português e formação de professores.

Downloads

Publicado

11-05-2019

Como Citar

Egito, G. A., & Rafael, E. L. (2019). Atividades de ensino com apoio de recursos tecnológicos em aulas de língua portuguesa. Revista Interfaces, 10(01), 44–54. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5755

Edição

Seção

Artigos