LETRAMENTO E PRÁTICA SOCIAL: LEITURA DE MEMES

Autores

  • Maria Cláudia Teixeira UNICAMP
  • Renata Adriana de Souza Unicentro
  • Maria Cleci Venturini Unicentro

Palavras-chave:

leitura, letramento, prática social, conhecimentos, processamento.

Resumo

Propomos, neste artigo, abordar o letramento como prática social, centrando na leitura de memes que circularam nas redes sociais, enfocando Jair Bolsonaro, especialmente, aqueles decorrentes da entrevista no Programa Roda Viva. O centro de nossas reflexões é o letramento como prática social, recortando a leitura tal como é enfocada por Marcuschi, que trouxe importantes contribuições para as atividades discursivas. Pensamos que a leitura de memes mostra o funcionamento social da escrita e a sua imposição violenta, mesmo no facebook ou outras redes sociais pela leitura que é necessária fazer deste gênero. Fazem parte do arcabouço teórico pesquisadores relevantes para a leitura/interpretação/compreensão de textualidades que circularam nas redes sociais e mídia. O Curso Livre: Marcuschi e suas contribuições para a Linguística contemporânea, como uma atividade do XIII CELSUL, da UNICENTRO foi um dos espaços de discussões da leitura como letramento.

Nº DOI: 10.5935/2179-0027.20180037

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Publicado

05-11-2018

Como Citar

Teixeira, M. C., Souza, R. A. de, & Venturini, M. C. (2018). LETRAMENTO E PRÁTICA SOCIAL: LEITURA DE MEMES. Revista Interfaces, 9(3), 51–69. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5587

Edição

Seção

Artigos