LEITURA JUNTO AO PNLD (2016) - PROFESSOR ENQUANTO AGENTE PROMOTOR DO ATO DE LER

Autores

  • Angela Cristina Di Palma Back Universidade do Extremo Sul Catarinense https://orcid.org/0000-0002-4060-340X
  • Talita Duarte de Jesus Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Cláudia Milanez Sachet Colégio Marista

Palavras-chave:

Ensino de Leitura, PNLD, Estratégias de Leitura, Formação de Leitor, Prática de Leitura

Resumo

Neste estudo, procurou-se identificar em que medida o livro didático (LD), enquanto ferramenta de auxílio ao professor, vem contribuindo para a formação de leitores proficientes, autônomos. Desse modo, por meio de uma pesquisa qualitativa, tentou-se entender como está sendo veiculado o ensino de leitura em um dos LDs aprovados pelo PNLD (2015), pois se acredita que os discursos ali presentes oportunizemcompreender a concepção de leitura do documento, bem como o lugar do professor na formação de leitores proficientes. A análise fundamentou-se na teoria da leitura, a partir de uma perspectiva interacionista de ensino-aprendizagem, trazendo para o debate autores como Kleiman (2008; 2002), Leffa (1996), Viana (2002, 2010 e 2014) dentre outros. Os resultados, os quais, certamente, não são conclusivos, indicam que as práticas de leitura, encontradas no LD, ainda apresentam lacunas e que, o livro, por melhor que seja, dificilmente promoverá a formação de leitores, sobretudo proficientes sem a interação e orientação do e com o professor.

Biografia do Autor

Angela Cristina Di Palma Back, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Linguística pela UFSC e graduada em Letras (Licenciatura) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professora do Mestrado em Educação (PPGE) e do Curso de Letras da UNESC. Pesquisadora associada e líder do Grupo de Pesquisa CNPq-LITTERA. Junto ao PPGE, insere-se na linha Educação, Linguagem e Memória, a partir da qual desenvolve pesquisas sobre leitura, cognição e ensino, abarcando também o processo de alfabetização e formação de professores; educação e linguagem; variação linguística e ensino. Participa da Cátedra Unesco Meceal para o Desenvolvimento da Leitura e da Escritura, no Brasil. Foi Diretora da Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação entre 2013 e 2017, e integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) DO Curso de Letras da UNESC.

Talita Duarte de Jesus, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestranda em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela mesma instituição. Participou como bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/UNESC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esteve vinculada à CAPES por meio do programa Observatório da Educação (OBEDUC) .

Cláudia Milanez Sachet, Colégio Marista

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2013) e Mestre em Educação pela mesma Universidade. É professora do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Criciúma. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: leitura, alfabetização, livros didáticos.

Downloads

Publicado

05-11-2018

Como Citar

Back, A. C. D. P., Jesus, T. D. de, & Sachet, C. M. (2018). LEITURA JUNTO AO PNLD (2016) - PROFESSOR ENQUANTO AGENTE PROMOTOR DO ATO DE LER. Revista Interfaces, 9(3), 38–50. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5545

Edição

Seção

Artigos