O MEME NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE COMPREENSÃO LEITORA PELO VIÉS DA LINGUÍSTICA DO TEXTO

Authors

  • Aline Rubiane Arnemann Universidade Federal de Santa Maria
  • Michele Mendes Rocha de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Patrícia dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

Keywords:

Linguística do Texto, Gêneros Textuais Multissemióticos, Ensino Fundamental.

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta de atividade de compreensão leitora, a partir do gênero textual meme. A proposta visa a dinamização, em sala de aula, por etapas, com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental, orientada pelo trabalho com contextos (extralinguístico e metalinguístico) e conhecimentos (de mundo, principalmente). Nosso aporte teórico está subsidiado, especialmente, em Marcuschi (2008, 2010), abordando alguns conceitos base da Linguística do Texto; da perspectiva de gêneros textuais e da compreensão leitora. A metodologia é qualitativa, em que elaboramos três quadros, um para cada etapa: pré-leitura, cotejo e pós-leitura; e nos quais sistematizamos: perguntas realizadas aos estudantes; possibilidades de resposta; e conceitos e conhecimentos mobilizados. Por fim, entendemos que podemos buscar subsídios teórico-práticos em Marcuschi (2008, 2010) para trabalhar com o texto/gêneros multissemióticos, realizando atualizações consoante a demanda atual, também presente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) (BRASIL, 2017).

Author Biographies

Aline Rubiane Arnemann, Universidade Federal de Santa Maria

 Doutoranda em Estudos Linguísticos - UFSMIntegrante do Grupo de Estudos em Linguística do Texto e Ensino (GELTE)
   

Michele Mendes Rocha de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Brasil

Doutoranda em Estudos Linguísticos - UFSMIntegrante do Grupo de Estudos em Linguística do Texto e Ensino (GELTE)Professora do Colégio Militar de Santa Maria - CMSM

Patrícia dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos - UFSMIntegrante do Grupo de Estudos em Linguística do Texto e Ensino (GELTE) 

Published

05-11-2018

How to Cite

Arnemann, A. R., de Oliveira, M. M. R., & dos Santos, P. (2018). O MEME NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE COMPREENSÃO LEITORA PELO VIÉS DA LINGUÍSTICA DO TEXTO. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 9(3), 70–88. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5535

Issue

Section

Artigos