COMPREENSÃO E SITUACIONALIDADE EM UM GÊNERO ORAL: APROXIMANDO CONCEITOS A PARTIR DAS OPERAÇÕES INFERENCIAIS
Palavras-chave:
Compreensão, Situacionalidade, Operações inferenciais, Oralidade, Linguística do Texto.Resumo
O presente artigo objetiva apresentar uma análise da correlação entre operações de compreensão e estratégias de situacionalidade, a partir de trechos de uma transcrição de um debate público regrado dinamizado na Escola Básica. Para isso, apoiamo-nos, teoricamente, na Linguística do Texto, com base em Beaugrande e Dressler (1981), Koch (1985) e Marcuschi (2008), e, metodologicamente, no paradigma indiciário, de Ginzburg (1989). A partir de nossa análise, evidenciamos a relevância de aproximar as operações inferenciais das estratégias de situacionalidade, possibilitando ao ouvinte/leitor perceber, com maior propriedade, o jogo expressivo que se estabelece, a partir das escolhas linguísticas, para sustentar determinado ponto de vista, de modo que desenvolva e aprenda a utilizar essas estratégias para se tornar mais competente no que diz respeito à percepção do movimento argumentativo.
Nº DOI: 10.5935/2179-0027.20180034