COMPREENSÃO E SITUACIONALIDADE EM UM GÊNERO ORAL: APROXIMANDO CONCEITOS A PARTIR DAS OPERAÇÕES INFERENCIAIS

Autores

  • Huanna Sperb Ross Universidade Federal de Santa Maria
  • Monize Pereira Albiero Universidade Federal de Santa Maria
  • Vaima Regina Alves Motta Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Compreensão, Situacionalidade, Operações inferenciais, Oralidade, Linguística do Texto.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma análise da correlação entre operações de compreensão e estratégias de situacionalidade, a partir de trechos de uma transcrição de um debate público regrado dinamizado na Escola Básica. Para isso, apoiamo-nos, teoricamente, na Linguística do Texto, com base em Beaugrande e Dressler (1981), Koch (1985) e Marcuschi (2008), e, metodologicamente, no paradigma indiciário, de Ginzburg (1989). A partir de nossa análise, evidenciamos a relevância de aproximar as operações inferenciais das estratégias de situacionalidade, possibilitando ao ouvinte/leitor perceber, com maior propriedade, o jogo expressivo que se estabelece, a partir das escolhas linguísticas, para sustentar determinado ponto de vista, de modo que desenvolva e aprenda a utilizar essas estratégias para se tornar mais competente no que diz respeito à percepção do movimento argumentativo.

Nº DOI: 10.5935/2179-0027.20180034

Biografia do Autor

Huanna Sperb Ross, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras Português/Inglês (UFN). Mestranda em Estudos Linguísticos (PPGL/UFSM). Integrante do Grupo de Estudos em Linguística do Texto e Ensino (GELTE).

Monize Pereira Albiero, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa (UFSM). Mestranda em Estudos Linguísticos (PPGL/UFSM). Integrante do Grupo de Estudos em Linguística do Texto e Ensino (GELTE). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior (ULBRA – Polo Santa Maria). Bacharela em Direito (ULBRA – SM)

Vaima Regina Alves Motta, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado (Universidade Federal de Santa Maria); vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Letras/UFSM; Coordenador do Grupo de Estudos em Linguística do Texto e Ensino - GELTE. Licenciatura em Letras Português/Inglês (UNICRUZ); Especialização em Linguística Textual (UNICRUZ); Mestrado em Educação e doutorado em Estudos Linguísticos (UFSM)

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Publicado

05-11-2018

Como Citar

Ross, H. S., Albiero, M. P., & Motta, V. R. A. (2018). COMPREENSÃO E SITUACIONALIDADE EM UM GÊNERO ORAL: APROXIMANDO CONCEITOS A PARTIR DAS OPERAÇÕES INFERENCIAIS. Revista Interfaces, 9(3), 10–24. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5533

Edição

Seção

Artigos