LETRAMENTOS ACADÊMICOS EM FOCO: DISCUSSÕES DE CONTEXTO CURRICULAR DE APRENDIZAGEM ATIVA NA ENGENHARIA

Authors

  • Thais de Souza Schlichting Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Universidade Regional de Blumenau - FURB

Keywords:

Letramento acadêmico. Aprendizagem ativa. Educação em Engenharia.

Abstract

Atualmente, o engenheiro se defronta com a demanda de atuar em práticas de linguagem que constituem o mundo da engenharia e são requisitos para que se torne membro efetivo nessa área do saber. Nesse contexto, este artigo objetiva discutir como se constituem práticas de letramento na formação acadêmica em contexto de aprendizagem ativa em engenharia. Para tanto, são analisadas entrevistas com estudantes e professores do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Universidade do Minho, que tem parte de seu currículo organizado por projetos. Os dados são analisados sob as teorias do Círculo de Bakhtin, dos Novos Estudos do Letramento e da Aprendizagem Ativa. As análises sinalizam que currículos pautados em metodologias ativas empreendem práticas de letramento acadêmico de forma integrada às práticas de linguagem características do mundo profissional.

Nº DOI: 10.5935/2179-0027.20180045

Author Biography

Thais de Souza Schlichting, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação e licenciada em Letras pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Departamento de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

Published

05-11-2018

How to Cite

Schlichting, T. de S. (2018). LETRAMENTOS ACADÊMICOS EM FOCO: DISCUSSÕES DE CONTEXTO CURRICULAR DE APRENDIZAGEM ATIVA NA ENGENHARIA. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 9(3), 168–186. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5498

Issue

Section

Artigos