GESTOS DE INTERPRETAÇÃO SOBRE O DISCURSO POLÍTICO: UMA ANÁLISE DE “DEMOCRACIA” EM DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS

Authors

  • Thais Costa da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Viviane Teresinha Biacchi Brust Universidade Federal de Santa Maria

Keywords:

Dicionário. Discurso. Sentidos. Verbete.

Abstract

Este trabalho apresenta uma análise discursiva e contrastiva entre dicionários da língua portuguesa do Brasil, com o objetivo de analisar a produção de sentidos, mais especificamente, no verbete democracia, enquanto palavra que pode ser lida e ouvida diariamente, no universo das ruas, das manifestações, da cidade, fazendo referência ao discurso político. Os dicionários são: Novo Aurélio Século XXI, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e Dicionário Online de Português, instrumentos linguístico-discursivos da maior importância neste início de século.

Author Biographies

Thais Costa da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Estudos Linguísticos (PPGL/UFSM), inserida no projeto de pesquisa "A constituição do sujeito na e pela língua: investigações acerca do processo de gramatização, manutenção e atualização do saber nos e sobre os instrumentos lingüísticos - Terceira Fase ", da Linha de Pesquisa Língua, Sujeito e História coordenada pela professora Dr. Verli Petri (CORPUS/UFSM/PPGL).

Viviane Teresinha Biacchi Brust, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Estudos Linguísticos (PPGL/UFSM). Professora Substituta junto ao Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da UFSM (20h).

Published

13-09-2018

How to Cite

da Silva, T. C., & Brust, V. T. B. (2018). GESTOS DE INTERPRETAÇÃO SOBRE O DISCURSO POLÍTICO: UMA ANÁLISE DE “DEMOCRACIA” EM DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 9(2), 185–196. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5493

Issue

Section

Artigos