O GÊNERO TEXTUAL NARRATIVA DE ENIGMA EM SALA DE AULA

Autores

  • Adenize Aparecida Franco UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná
  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Palavras-chave:

Narrativa de enigma, Gêneros discursivos/textuais, Intervenção pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma intervenção pedagógica realizada por bolsistas do PIBID/Letras/Português da UENP que tomou como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa o gênero discursivo/textual narrativa de enigma. A intervenção ocorreu em quatro salas de aula dos 6º anos, de dois colégios estaduais da rede pública de ensino do município de Jacarezinho/PR, atendidas pelo subprojeto. A base teórico-metodológica constituiu-se dos preceitos sobre gêneros do discurso e de seu ensino instituídos pelo Interacionismo Sociodiscursivo, e no histórico literário de narrativas de enigma e investigação. O resultado do processo de intervenção pode ser observado na apropriação do gênero pelos alunos que em decorrência produziram livros de contos de narrativas de enigma.

Biografia do Autor

Adenize Aparecida Franco, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná

Professora Adjunta do Departamento de Letras  e do Programa de Pós Graduação em Letras da UNICENTRO.  Membro do grupo de pesquisa Interfaces entre Língua e Literatura/UNICENTRO.

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta do curso de Letras e do Programa de Pós Graduação ProfLetras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Downloads

Publicado

13-09-2018

Como Citar

Franco, A. A., & Striquer, M. dos S. D. (2018). O GÊNERO TEXTUAL NARRATIVA DE ENIGMA EM SALA DE AULA. Revista Interfaces, 9(2), 19–28. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5474

Edição

Seção

Artigos