O IDEB E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL

Autores

  • Márcia da Conceição Pereira Alves Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS.
  • Renata Chrystina Bianchi de Barros Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS. https://orcid.org/0000-0002-6635-7366
  • Guilherme Carrozza Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS.

Palavras-chave:

Linguagem. Análise de Discurso. Educação. Ideb. Avaliação.

Resumo

Objetivou-se, neste estudo, examinar os sentidos postos em funcionamento na educação pública com a institucionalização do Ideb como indicador oficial da qualidade da educação básica. A pesquisa realizada surgiu na observação de uma situação problema, sobretudo compreendido com um problema social, localizado nos modos como os discursos sobre o Ideb impactam o processo de produção de sentidos acerca da educação básica e dos sujeitos que se constituem a partir das políticas que derivam dos índices produzidos. Realizada sob os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso a partir de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, pudemos compreender que o Ideb, como política de Estado, faz funcionar na escola a lógica do mercado como parâmetro de qualidade, impulsionando, para as práticas de ensino, a elaboração de políticas que fomentam o treino, a capacitação e a habilitação, e não a formação do aluno. A partir dos gestos de interpretação realizados em nossa pesquisa, pudemos dar certa visibilidade para o funcionamento de uma política social que vem fazendo avançar para a escola os sentidos de reprodução das relações de produção e de apreensão de informação.

Biografia do Autor

Márcia da Conceição Pereira Alves, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS.

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí

Renata Chrystina Bianchi de Barros, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS.

Doutora em Linguística pelo IEL-UNICAMP. Pós-doutora em Saber Urbano e Linguagem pelo LABEURB-Unicamp.

Guilherme Carrozza, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS.

Doutor e Pós-doutor em Linguística pela Unicamp.

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Publicado

13-09-2018

Como Citar

Alves, M. da C. P., Barros, R. C. B. de, & Carrozza, G. (2018). O IDEB E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. Revista Interfaces, 9(2), 29–40. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5448

Edição

Seção

Artigos