O IDEB E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL
Palavras-chave:
Linguagem. Análise de Discurso. Educação. Ideb. Avaliação.Resumo
Objetivou-se, neste estudo, examinar os sentidos postos em funcionamento na educação pública com a institucionalização do Ideb como indicador oficial da qualidade da educação básica. A pesquisa realizada surgiu na observação de uma situação problema, sobretudo compreendido com um problema social, localizado nos modos como os discursos sobre o Ideb impactam o processo de produção de sentidos acerca da educação básica e dos sujeitos que se constituem a partir das políticas que derivam dos índices produzidos. Realizada sob os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso a partir de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, pudemos compreender que o Ideb, como política de Estado, faz funcionar na escola a lógica do mercado como parâmetro de qualidade, impulsionando, para as práticas de ensino, a elaboração de políticas que fomentam o treino, a capacitação e a habilitação, e não a formação do aluno. A partir dos gestos de interpretação realizados em nossa pesquisa, pudemos dar certa visibilidade para o funcionamento de uma política social que vem fazendo avançar para a escola os sentidos de reprodução das relações de produção e de apreensão de informação.Downloads
Publicado
13-09-2018
Como Citar
Alves, M. da C. P., Barros, R. C. B. de, & Carrozza, G. (2018). O IDEB E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. Revista Interfaces, 9(2), 29–40. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5448
Edição
Seção
Artigos