A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR-ORIENTADOR COMO FATOR RELEVANTE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

Autores

  • Raquel Cristina Mendes de Carvalho

Palavras-chave:

formação de professor, ensino, mediação

Resumo

Ao considerarmos que o desenvolvimento humano acontece a partir das relações sociais, conforme a Teoria Sociocultural (TSC) de Vygotsky (1978), então a formação inicial do professor também se constitui das relações com seus pares. A disciplina de Estágio Supervisionado, dos programas de licenciatura, traz ao aluno-professor (AP), a oportunidade de experimentar o fazer pedagógico, por meio do período de preparação da regência e de sua execução, orientado por um professor supervisor (PS). Essa relação entre PS e AP constitui parte da preparação profissional. Dessa forma, o presente estudo mostra que o conceito de Mediação, conforme Vygotsky (1978), implica o desenvolvimento do AP na sua formação inicial. Mais especificamente, apresenta o processo de construção do material didático, e dados que comprovam a mediação do PS na confecção do referido material.

Downloads

Publicado

13-09-2018

Como Citar

Mendes de Carvalho, R. C. (2018). A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR-ORIENTADOR COMO FATOR RELEVANTE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR. Revista Interfaces, 9(2), 81–97. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5426

Edição

Seção

Artigos