A ORALIDADE EM ATIVIDADE DE REFLEXÃO GRAMATICAL: CONHECIMENTOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Sílvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Oralidade, Saberes Gramaticais, Ensino Fundamental

Resumo

O presente estudo, situado no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009) ao ensino de línguas, busca refletir sobre a articulação entre oralidade e ensino de gramática em língua portuguesa como língua materna, visando constituir práticas de ensino que estimulem processos de reflexão e construção conjunta de saberes em sala de aula. No plano teórico, discute-se sobre produção oral e gramática no ensino de língua portuguesa com base na problematização da complexidade do ensino de regras gramaticais na escola e da ausência de práticas de ensino baseadas na produção oral dos alunos. Após isso, contextualizando com o que pontua a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e colaborativo, descreve-se uma experiência com o ensino de gramática no ensino fundamental, na qual se toma como ponto de partida a produção oral dos alunos em busca da construção de saberes gramaticais através da reflexão dos alunos acerca do uso da linguagem em sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de levar os alunos a constituírem, além de habilidades puramente linguísticas, conhecimentos linguístico-discursivos, uma vez que as relações contínuas existentes no ensino de língua portuguesa carecem caminhar juntas em busca de uma construção sólida de saberes nos/dos discentes.

Biografia do Autor

Sílvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL), na linha de Linguística Aplicada. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas (CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas – GENA (CNPq/UNEAL).

Downloads

Publicado

13-09-2018

Como Citar

Silva Júnior, S. N. da. (2018). A ORALIDADE EM ATIVIDADE DE REFLEXÃO GRAMATICAL: CONHECIMENTOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Interfaces, 9(2), 56–67. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5425

Edição

Seção

Artigos