FORMAÇÃO INICIAL DO PROFISSIONAL EM LETRAS E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA: ANOTAÇÕES SOBRE OS CONTEXTOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS

Autores

  • Vanderleia da Silva Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP

Palavras-chave:

Educação Literária. Formação inicial de professor. Estágio supervisionado. Currículo dos cursos de Letras.

Resumo

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo refletir (i) sobre a formação inicial dos professores da área de língua Portuguesa e Literatura, com ênfase nos componentes que constituem a área literária, tendo como ponto de partida a análise da Proposta Pedagógica e as estruturas curriculares de um curso de Letras de uma universidade pública paranaense. Para tanto, leva-se em conta o disposto nas diretrizes curriculares nacionais para a formação dos profissionais da educação básica e as diretrizes curriculares da área de Letras no Brasil, a fim de (ii) analisar a materialização de suas propostas no curso em análise, particularmente no modo como se configura, institucionalmente, o lugar da literatura e o modus operandi do Estágio Supervisionado. Estabelece-se, ainda, (iii) breve comparativo entre o modelo de formação inicial brasileiro, considerando as referidas diretrizes, e o modelo português, centrado no Processo de Bolonha, exemplificado pelo contexto de uma universidade portuguesa.  

DOI: 10.5935/2179-0027.20180012

Biografia do Autor

Vanderleia da Silva Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP

Professora Associada da UENP, Centro de Letras, Comunicação e Artes. Doutora em Letras, Líder do GP CRELIT.

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Publicado

12-05-2018

Como Citar

Oliveira, V. da S. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DO PROFISSIONAL EM LETRAS E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA: ANOTAÇÕES SOBRE OS CONTEXTOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS. Revista Interfaces, 9(1), 128–147. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5308

Edição

Seção

Artigos