O “FOLHETIM ELETRÔNICO” VERDADES SECRETAS: UM FENÔMENO DE AUDIÊNCIA E DE CRÍTICA

Autores

  • Rondinele Aparecido Ribeiro UNESP-ASSIS

Palavras-chave:

Telenovela. Folhetim. Gancho. Merchandising social.

Resumo

O presente artigo encara a telenovela como o principal gênero da teleficção seriada e lhe confere o status de produto artístico e cultural. Na atualidade, pode-se falar que a novela pode ser vista como um agente propiciador acerca dos debates sobre a cultura e identidade brasileira. Um fenômeno que merece ser discutido na atualidade é a forma como os escritores têm construído o enredo das novelas. A partir dos anos 2000, pode - se falar, que a velha forma de “contar histórias” centradas numa única complexidade alterou-se. Tal alteração, em termos gerais, deve-se ao alastramento de novas mídias e a alteração comportamental do receptor, que acabam exigindo novos formatos. Assim, o artigo investiga as estratégias aplicadas no folhetim global “Verdades Secretas”. A trama, exibida pela Rede Globo no ano de 2015, no horário das 23 horas, além de  obter audiência expressiva para o horário, é caracterizada pela crítica como uma novela de qualidade pela veiculação de temas considerados polêmicos.

Biografia do Autor

Rondinele Aparecido Ribeiro, UNESP-ASSIS

Mestrando em Letras pela UNESP-ASSIS (linha Literatura e Estudos Culturais). Membro do GP Cultura Popular e Tradição Oral: Vertentes. Especialista em Cultura, Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.  

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Publicado

13-09-2018

Como Citar

Ribeiro, R. A. (2018). O “FOLHETIM ELETRÔNICO” VERDADES SECRETAS: UM FENÔMENO DE AUDIÊNCIA E DE CRÍTICA. Revista Interfaces, 9(2), 68–80. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5291

Edição

Seção

Artigos