UTOPIA NO DISCURSO E NA PRÁTICA: O “ABSOLUTAMENTE OUTRO E PERFEITO”

Autores

  • Zélia Maria Viana Paim Pesquisadora do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM)

Palavras-chave:

Utopia. Discurso. Cidade utópica. Relatos de viagem.

Resumo

Este artigo trata da utopia ocidental, tomando a obra de More, Utopia, como discurso fundador. Mobilizamos para esse estudo autores que fazem parte de diferentes campos teóricos, entendendo que todos contribuíram para a história das ideias sobre utopia. Consideramos a utopia como uma das formas possíveis de manifestação de inquietudes, de esperanças e de procura de uma época e de um meio social. Este artigo trata da produção desse conhecimento e dos elementos que tomaram parte na constituição do discurso sobre a cidade utópica e na construção da utopia praticada.

DOI: 10.5935/2179-0027.20170024

Biografia do Autor

Zélia Maria Viana Paim, Pesquisadora do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM)

Graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), (1983), Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), (1990), Mestrado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), (1996), Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), (2009), Pós-Doutorado em andamento, pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado Institucional (PNPD/CAPES), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Análise de Discurso, Linguística, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, História das Idéias Linguísticas. Atualmente, é pesquisadora do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM).

Downloads

Publicado

21-01-2018

Como Citar

Paim, Z. M. V. (2018). UTOPIA NO DISCURSO E NA PRÁTICA: O “ABSOLUTAMENTE OUTRO E PERFEITO”. Revista Interfaces, 8(4), 9–20. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5241

Edição

Seção

Artigos