COMPREENSÃO LEITORA E A GERAÇÃO DE INFERÊNCIAS

Autores

  • Luciane Baretta UNICENTRO
  • Juliana Schinemann UNICENTRO
  • Célia Bassuma Fernandes UNICENTRO

Palavras-chave:

leitura, inferenciação, fatores da compreensão.

Resumo

O ato de ler, fonte de grande parte do conhecimento que adquirimos, tem sido estudado por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Independente do propósito de investigação, é ponto pacífico na literatura que a leitura é uma atividade cognitiva complexa que envolve um leitor ativo, que por meio da interação com o texto e do seu conhecimento prévio, busca pela compreensão, que por sua vez, está fortemente relacionada ao processo de geração de inferências. A proposta deste artigo é discutir os diferentes elementos envolvidos no processo inferencial na leitura, sob a ótica dos paradigmas adotados por estudiosos da área da compreensão, juntamente com a revisão de alguns estudos que se dedicaram a investigar este importante componente da leitura.

DOI: 10.5935/2179-0027.20170022

Biografia do Autor

Luciane Baretta, UNICENTRO

Professora do DELET e do PPGL na Unicentro.

Juliana Schinemann, UNICENTRO

Professora do PROMUL.

Célia Bassuma Fernandes, UNICENTRO

Professora do DELET e do PPGL na Unicentro.

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Publicado

30-10-2017

Como Citar

Baretta, L., Schinemann, J., & Fernandes, C. B. (2017). COMPREENSÃO LEITORA E A GERAÇÃO DE INFERÊNCIAS. Revista Interfaces, 8(3), 116–128. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5130

Edição

Seção

Artigos