A CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS: O IR E VIR DO SENTIDO DE FAMÍLIA EM UMA PEÇA PUBLICITÁRIA TELEVISIVA

Autores

  • Lucas Martins Flores Instituto Federal Farroupilha
  • Verli Fátima Petri da Silveira Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0003-3132-3438
  • Aracy Ernst Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Publicidade televisiva, Família, Dicionário, Interpretação, Análise de Discurso.

Resumo

As peças publicitárias são reconhecidas por sua conformação aos sentidos estabilizados socialmente, dentre elas, as “de margarina” expõem, via de regra, a família considerada padrão. Os dicionários, por sua vez, são caracterizados pelo registro dos sentidos consolidados das palavras: eles são os “guardiões” da língua. No entanto, vistos como discursos, tanto as peças publicitárias, quanto os dicionários podem provocar efeitos de sentido imprevisíveis. Através da observação da circulação de sentidos da palavra “família” em um comercial de margarina, buscamos estabelecer relações entre os sentidos a ela vinculados tanto na mídia televisiva quanto no dicionário. Com base na Análise de Discurso pecheuxtiana, propomos que a propaganda analisada, cuja estruturação articula música, monólogo e imagem, mobiliza sentidos presentes na memória do sujeito e provoca ilusórios efeitos de sentido.

DOI: 10.5935/2179-0027.20170011

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Publicado

01-09-2017

Como Citar

Flores, L. M., Silveira, V. F. P. da, & Ernst, A. (2017). A CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS: O IR E VIR DO SENTIDO DE FAMÍLIA EM UMA PEÇA PUBLICITÁRIA TELEVISIVA. Revista Interfaces, 8(2), 115–129. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4972

Edição

Seção

Artigos