O PODER DO MACHO ESTÁ NO CHEIRO: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO VIRIL EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE PERFUMES MASCULINOS

Autores

  • Rafael de Souza Bento Fernandes Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Vieira da SIlva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Palavras-chave:

Discurso, Virilidade, Campanha publicitária

Resumo

À “luz da arqueologia do saber”, particularmente do conceito de “função enunciativa” de Michel Foucault, objetiva-se analisar a materialidade linguística e imagética de campanhas publicitárias de perfumes masculinos, visando compreender o sistema enunciativo que atribui à virilidade características como beleza, força e potência. Esse estudo segue um viés descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. As análises denotam que a constituição da virilidade atrela-se à presença de saberes de ordem econômica, pois sugere que a adoção de signos de sucesso (o cheiro) promoverá a ascensão social, bem como a práticas responsáveis por caracterizar o sujeito viril pela marca do desejo e da dominação.

DOI: 10.5935/2179-0027.20170009

Biografia do Autor

Rafael de Souza Bento Fernandes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Letras, área de concentração "Estudos Linguísticos", linha de pesquisa "Estudos do Texto e do Discurso" pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista do programa de doutorado sanduíche da CAPES pelo Instituto de Estudos Filosóficos da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal, edital PDSE-2016. Mestre em Letras e graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM (GEDUEM/CNPq). Desenvolve atividades de pesquisa que versam sobre a circulação de discursos na/da mídia brasileira contemporânea, no que tange às relações destes com a língua, com a história, com a memória e com a corporeidade.

Francisco Vieira da SIlva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caráubas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atua, principalmente, nas seguintes temáticas: Análise do Discurso, mídia e discurso, construção de identidades, bem como a formação de professores numa perspectiva discursiva. Pesquisador do Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CIDADI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Grupo de Estudos do Discurso (GRED), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN).

Downloads

Publicado

01-09-2017

Como Citar

Fernandes, R. de S. B., & da SIlva, F. V. (2017). O PODER DO MACHO ESTÁ NO CHEIRO: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO VIRIL EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE PERFUMES MASCULINOS. Revista Interfaces, 8(2), 94–103. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4929

Edição

Seção

Artigos