O PODER DO MACHO ESTÁ NO CHEIRO: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO VIRIL EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE PERFUMES MASCULINOS
Palavras-chave:
Discurso, Virilidade, Campanha publicitáriaResumo
À “luz da arqueologia do saber”, particularmente do conceito de “função enunciativa” de Michel Foucault, objetiva-se analisar a materialidade linguística e imagética de campanhas publicitárias de perfumes masculinos, visando compreender o sistema enunciativo que atribui à virilidade características como beleza, força e potência. Esse estudo segue um viés descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. As análises denotam que a constituição da virilidade atrela-se à presença de saberes de ordem econômica, pois sugere que a adoção de signos de sucesso (o cheiro) promoverá a ascensão social, bem como a práticas responsáveis por caracterizar o sujeito viril pela marca do desejo e da dominação.
Downloads
Publicado
01-09-2017
Como Citar
Fernandes, R. de S. B., & da SIlva, F. V. (2017). O PODER DO MACHO ESTÁ NO CHEIRO: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO VIRIL EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE PERFUMES MASCULINOS. Revista Interfaces, 8(2), 94–103. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4929
Edição
Seção
Artigos