Genealogias de um mundo decadente: a ascensão e queda dos impérios de Thomas Sutpen e Lucas Procópio

Autores

  • Ívens Matozo Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Aulus Mandagará Martins Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Palavras-chave:

William Faulkner, Autran Dourado, Absalão, Absalão!, Ópera dos mortos, Lucas Procópio

Resumo

Este artigo visa a investigar o valor simbólico atribuído à figura paterna expressa nos romances Absalão, Absalão! (1936), de William Faulkner, e Ópera dos mortos (1967) e Lucas Procópio (2002), de Autran Dourado. Procuraremos enfatizar os papéis desempenhados pelos patriarcas Thomas Sutpen e Lucas Procópio na constituição da estrutura e na formação da identidade das suas dinastias. Para o embasamento da proposta, buscou-se respaldo teórico nos estudos prestados por Penso, Costa e Ribeiro (2008) e Freud (1996). Conclui-se que as obras apresentam a figura paterna como um indivíduo autoritário, destemido e de personalidade forte. Ademais, se, por um lado, essas características constituem os pilares dessas duas famílias; por outro, a insensibilidade, o ódio e a sede por vingança figuram como os seus alicerces.

DOI: 10.5935/2179-0027.20180006

Biografia do Autor

Ívens Matozo Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Possui graduação em Letras - Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras - área de concentração: Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e graduando em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e Literatura norte-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade cultural, alteridade, ficção e história.

Aulus Mandagará Martins, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Literatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

12-05-2018

Como Citar

Silva, Ívens M., & Martins, A. M. (2018). Genealogias de um mundo decadente: a ascensão e queda dos impérios de Thomas Sutpen e Lucas Procópio. Revista Interfaces, 9(1), 50–68. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4914

Edição

Seção

Artigos