O Portunhol Selvagem de Douglas Diegues: hibridismo linguístico-cultural na América Latina

Authors

Keywords:

Fronteira, Culturas Híbridas, Identidade, Portunhol Selvagem.

Abstract

O presente artigo pretende discutir a hibridação linguístico-cultural que ocorre na Tríplice Fronteira, originando o portunhol – junção entre as línguas hispano-americana e brasileira – de modo especial, o Portunhol Selvagem: a língua poética de Douglas Diegues. A partir da análise de alguns de seus sonetos selvagens sob a luz de teóricos como Sérgio Buarque de Holanda, Néstor Garcia Canclini, Henri Lefebvre, Georges Didi-Huberman entre outros, almeja-se promover uma discussão acerca de elementos que podem ser relacionados à captação de herança das culturas originais, mas que se tornaram identificações para os habitantes das fronteiras. Assim, busca-se ainda, refletir sobre a importância da criação e utilização dessa língua poética, que vem ganhando relevância no campo literário contemporâneo apesar de ser vista de forma estigmatizada, por não representar a oficialidade dos Estados-nação.

DOI: 10.5935/2179-0027.20180005

Author Biography

Warleson Peres, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), graduação em Secretariado pelo Centro Universitário Internacional (2012) e mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é professor regente da Prefeitura de Juiz de Fora e Secretário Executivo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: Línguas Mestiças, Hibridação Linguística, Culturas Híbridas, Portunhol.

Published

12-05-2018

How to Cite

Peres, W. (2018). O Portunhol Selvagem de Douglas Diegues: hibridismo linguístico-cultural na América Latina. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 9(1), 40–49. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4910

Issue

Section

Artigos