HISTÓRIAS EM JOGO: NOTAS SOBRE VIDEOGAMES E PERCURSOS NARRATIVOS EM DAY OF THE TENTACLE

Autores

  • Jorge Adeodato Jr.
  • Ricardo de Lucena Lucas

Palavras-chave:

Narrativas contemporâneas intermedia, Literatura intermídia, Contemporaneidade

Resumo

Jogos eletrônicos constituem elementos de uma cultura popular recente e possuem, entre o público jovem, enorme potência comunicativa; no entanto, pouco ainda foi produzido em termos de análise acadêmica sobre as possibilidades narrativas deste universo; fato curioso, uma vez que videogames permitem análises profícuas dentro de áreas que estimulem diálogos entre linguagens artísticas e contextos culturais diversos. Este trabalho visa ressaltar, dentro do jogo Day of the Tentacle (1993; 2016), características gerais do gênero adventure e as formas como nele se desenvolvem processos de referenciação a outros itens da cultura pop (cinema, desenhos animados, e personagens arquetípicas da literatura de terror e de ficção científica). Recorreremos, para fins de análise, a proposições de críticos da cultura recente (JAMESON, 1991) e teóricos do Game Studies (GALLOWAY, 2006; NEWMAN, 2004 e 2008).

DOI: 10.5935/2179-0027.20180003

Downloads

Publicado

12-05-2018

Como Citar

Adeodato Jr., J., & de Lucena Lucas, R. (2018). HISTÓRIAS EM JOGO: NOTAS SOBRE VIDEOGAMES E PERCURSOS NARRATIVOS EM DAY OF THE TENTACLE. Revista Interfaces, 9(1), 22–30. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4888

Edição

Seção

Artigos