Mario Quintana na história literária sul-rio-grandense

Autores

  • Patrícia Vitória Mendes dos Santos Araújo Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • André Luis Mitidieri Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • João Claudio Arendt Universidade de Caxias do Sul

Resumo

A afirmação do nacionalismo literário e a busca por parâmetros europeus sempre foram elementos comuns na literatura produzida no território brasileiro. Durante o século XX, a literatura modernista mesclou, em diversos momentos, o local e o global, através da expressão europeia e da representação da narrativa nacional. No entanto, a década de 1940 parece presenciar um movimento contrário: o local é repudiado em favor de um desejo de generalização. Nesse contexto, o presente artigo busca verificar como algumas das histórias da literatura sul-rio-grandense, publicadas a partir da década de 1940, no momento em que Mario Quintana começa a editar seus livros de poesia, recebem a sua obra. Dentre as 20 obras analisadas, verificamos nove estudos de cunho biobibliográfico, histórico-literário ou monográfico, e 11 que se configuram como histórias da literatura sul-rio-grandense, sendo três delas focadas na poesia. De um total de 17 publicações que mencionam Quintana, a maioria concentra-se entre as décadas de 1970 e 1990, quando ele já obtém expressivo reconhecimento nacional.

DOI: 10.5935/2179-0027.20170002

 

 

 

Biografia do Autor

Patrícia Vitória Mendes dos Santos Araújo, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

É Mestra em Letras: Linguagens e Representações com ênfase em Estudos da Linguagem. É Especialista em Literatura Comparada pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Santo Agostinho - FACSA. É graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É professora da Rede Pública Estadual, desde 1991. 

André Luis Mitidieri, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre e doutor em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular de Literaturas Vernáculas no Curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

João Claudio Arendt, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras e professor no Programa de Pós-graduação em Letras e Cultura (Mestrado) e no Programa de Doutorado em Letras - Associação Amplas UCS/Uniritter

Downloads

Publicado

01-09-2017

Como Citar

Araújo, P. V. M. dos S., Mitidieri, A. L., & Arendt, J. C. (2017). Mario Quintana na história literária sul-rio-grandense. Revista Interfaces, 8(2), 8–20. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4808

Edição

Seção

Artigos