PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Autores

  • Jaciele Hosda
  • Gustavo Biasoli Alves UNIOESTE

Palavras-chave:

da Alternância. Análise Crítica do Discurso

Resumo

A Pedagogia da Alternância (PA)é uma proposta de ensino a partir do cotidiano do aluno e tem se destacado em diferentes contextos e práticas institucionais. Assim também a Análise Crítica do Discurso (ACD) que leva em consideração o contexto do sujeito vem ganhando espaço em pesquisas sobre discurso e mudanças sociais. Dessa forma propomos, neste artigo, comparar a PA apresentado por GIMONET (2007) e FREIRE (1981,1987), e a ADC, de FAIRCLOUGH (1997, 2001) e VANDIJK (2008). A partir de uma metodologia de estudo documental e histórico apresentaremos as teorias da PA e da ACD fazendo um comparativo, principalmente, no que se refere ao contexto social, foco de ambas as teorias.

DOI: 10.5935/2179-0027.20170008

Biografia do Autor

Jaciele Hosda

Mestranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Letras (UNIOESTE). Possui graduação em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008). Técnico em Multimeios Didáticos (2010). Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2012) e em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul.

http://lattes.cnpq.br/1537634269836870

Gustavo Biasoli Alves, UNIOESTE

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Araraquara (1993). Mestre em Sociologia pela mesma instituição (1997) e Dr. em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde de 2001 atuando atualmente no Mestrado e na Graduação em Ciências Sociais e no Mestrado em Letras. Tem experiência e pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Democrática, Esfera Pública, Democracia e Desenvolvimento na América Latina e Fronteiras na América Latina É avaliador institucional e de cursos do INEP desde 2007 Nasció en Ribeião Preto ? SP Brasil. Bachiller en Ciencias Sociales por la Universidad Estatal Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? UNESP-Araraquara - Brasil (1993). Maestría en Sociología por la misma institución (1997) y Doctor en Ciencia Política por la Universidad Federal del Río Grande del Sur (2004). Docente de la Universidad Estatal del Oeste del Paraná desde 2001 donde actúa en la maestría y en el curso de grado en Ciencias Sociales y en la maestría en Letras. Áreas de interés e investigación: Estado y Gobierno, Teoría Democrática, Esfera Pública, Democracia y Desarrollo en América Latina y Fronteras Latinoamericanas. Es evaluador institucional y de cursos de grado del INEP (MEC-Brasil) desde 2007.

http://lattes.cnpq.br/7679869339058228

Downloads

Publicado

01-09-2017

Como Citar

Hosda, J., & Alves, G. B. (2017). PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO. Revista Interfaces, 8(2), 82–93. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4613

Edição

Seção

Artigos