A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA AFRICANA NA TRANSMISSÃO DA CULTURA NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Literatura africana. Ensino. Cultura. Educação.

Resumo

Partindo do pressuposto de que os efeitos da colonização branca na África foram profundos e danosos, a pesquisa busca através da leitura crítica e comparativa de O mundo se despedaça (2009) de Chinua Achebe e Hibisco roxo (2011) de Chimamanda Adichie apontar a presença de aspectos sócio-históricos e culturais dos povos da África. Para tanto, objetiva comparar as obras sob ponto de vista literário; levantar aspectos importantes da cultura e tradições africanas; discutir metodologias de ensino de literatura entre jovens e adolescentes das escolas de ensino médio brasileiras. Utilizando o método bibliográfico se chegou à conclusão de que a consequência da aculturação colonial mudou o destino dos africanos. A sala de aula é um espaço de debate, de informação e troca de conhecimentos que visam conhecer a África e os africanos que contribuíram para a formação do povo brasileiro.

Biografia do Autor

Alexandre Antonio Timbane, Universidade Federal de Goiás Professor e pesquisador Visitante Estrangeiro

Pós-doutor em Estudos Ortograficos, Pós-Doutor em Linguistica Forense, Doutor em Linguistica e Lingua portuguesa, Mestrado em Linguistica e Literatura Moçambicana, Licenciado em Ensino de Francês

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Publicado

06-01-2017

Como Citar

Alves, M. J., & Timbane, A. A. (2017). A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA AFRICANA NA TRANSMISSÃO DA CULTURA NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Revista Interfaces, 7(2), 78–85. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4392

Edição

Seção

Artigos