CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: CONFLUÊNCIAS E SINGULARIDADES EM “ESSE NÃO É O PRESENTE QUE EU PEDI” (2015) E “MEU IRMÃOZINHO ME ATRAPALHA” (2016)
Keywords:
Literatura infantil – Identidade – Dialogismo – Literatura ComparadaAbstract
Este artigo, a luz dos conceitos de Literatura Comparada, busca fazer uma análise de duas obras de Literatura Infantil: Este não é o presente que eu pedi! (2015), de Aline Abreu, e Meu irmãozinho me atrapalha (2006), de Ruth Rocha. As duas obras abordam a mesma temática: o conflito e a formação da identidade do irmão mais velho com a chegada do irmão mais novo. Propõe-se fazer uma análise das duas obras estabelecendo relações entre elas. Inicialmente, traz-se um breve apanhado histórico quanto à trajetória da Literatura Infantil sob os conceitos encontrados em Zilberman (1987) e Cunha (1999). Com base nas ideias e/ou teorias formuladas por Nitrine (2000), Carvalhal (1992), Abdala Júnior (1995), Cândido (1972), Bettelheim (2002), Ceccantini (2008) entre outras que se fizeram necessárias, propõe-se aclarar as semelhanças e diferenças entre essas duas obras infantis quanto à abordagem desta temática que se faz tão importante.Downloads
Published
06-01-2017
How to Cite
Sobrinho Quenehen, V. C. (2017). CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: CONFLUÊNCIAS E SINGULARIDADES EM “ESSE NÃO É O PRESENTE QUE EU PEDI” (2015) E “MEU IRMÃOZINHO ME ATRAPALHA” (2016). Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 7(2), 61–69. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4384
Issue
Section
Artigos